segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Desengessando a consciência

Uma das minhas grandes tarefas ou missões como pastor nos dias de hoje tem sido desengessar a consciência das pessoas a qual pastoreio. Sinto me responsável por quebrar os preconceitos mentais, de cobrar mais interiorização, de insistir em um auto-exame onde se promove momentos reais onde podemos olhar para dentro de nós mesmos e realizar que estamos muito longe de ser o que podemos ser.

Existe uma certa indignação em meu coração ao ver pessoas tão presas e condicionadas em seus pensamentos, que desistiram de pensar e interiorizar aquilo que acreditam. Estou certo que a quantidade de informação pela qual o mundo fornece hoje as pessoas, tem causado mais mal do que bem, pois ela não tem mudado intrinsecamente o ser humano na esfera do pensar. Por causa de tanta informação, o homem se deu o luxo de se tornar um tremendo preguiçoso, não fazendo com que aquilo que ele mesmo acredita tenha reflexo na sua vida. A informação é suficiente para nos satisfazer sem que haja um engajamento pensativo e uma proposta de mudança.

Precisamos voltar a apreciar as coisas simples e pequenas da vida; penso que aqui começa esse processo de interiorização e reflexão. Jesus disse: "Olhai os lírios do campo..."; apreciando as lições que podemos encontrar na própria vida. Não sei, mas algo dentro de mim me incomoda muito quando ouço pessoas tão presas a "sistemas de viver" que não conseguem analisar seus próprios sistemas em prol de mudanças constantes. Henry Newman disse bem: "Viver aqui em baixo é mudar, e ser perfeito é ter mudado muitas vezes". Alguém que não consegue constantemente repensar e reavaliar sua vida, suas prioridades e interesses e filtrá-los a luz de suas crenças, perde algo valioso na arte de viver.

Qual é o resultado disso tudo? Consciências cauterizadas e engessadas. O apóstolo Paulo profetizou que nos últimos dias haverá pessoas com esse diagnóstico: "Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;"
1 Timóteo 4:1-2

Luto contra esse condicionamento. Grito alto do púlpito por liberdade, por novidade de vida livre do engessamento familiar, doutrinário ou mundano que não nos permite sair de nossos "casulos" falsamente seguros.

O professor Jung Mo Sung colocou muito bem isso: "O Cristão que não duvida ou questiona sobre a doutrina que aprendeu não amadurece na sua fé,".

Essa é a grande crise dos nossos dias, pessoas altamente "forma-atadas", reduzidas a viverem a partir de doutrinas ou conceitos fora de suas próprias crenças sem nenhum desconforto. A cauterização da consciência já anuncia os últimos dias e que salve nos o evangelho: "Se o filho do homem vos libertar, verdadeiramente sereis livres" João 8:36.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colocando a Casa em Ordem