terça-feira, 20 de setembro de 2011

Você é insubstituível para o Reino de Deus...

Tenho visto muitos "twits" e vários posts no facebook dizendo que: "Apenas lembre-se que você não é insubstituível. Se você não fizer, Ele levantará alguém que irá fazer." Discordo plenamente dessa colocação! 


Acredito que se eu como filho de Deus desistir da obra, desistir do meu chamado de servo e decidir ir em trilha oposta ao que Deus preparou para mim, a igreja, meus amigos e minha família  nunca viverão momentos únicos e específicos que Deus preparou para mim com eles.


Nós não somos substituíveis para Deus.  Cada pessoa foi chamada para fazer algo específico e único no corpo que ninguém jamais faria.  


Analisando um pouco essas teorias e colocações que vejo nas redes sociais vejo que tudo isso vem de um perspectiva consumista e empresarial que é bem usada nos mercados financeiros e nas grandes industrias dos nossos dias. Uma grande propaganda de marketing e imposição de valores pelo qual pressiona o indivíduo a jamais errar ou falhar, porque sua cabeça está em jogo.


Esses jargões que soam ser tão intelectuais, conceituados e modernos estão sendo trazidos para dentro das igrejas e suas lideranças como se "deus" falasse isso, mas Deus nunca disse isso. Já cometi esse erro.


Jesus revela nossa importância e valor excêntrico quando se encontra com Natanael em João 1: 45-51: 
Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?  Disse-lhe Filipe: Vem, e vê.Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo.  Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? 


Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira.Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel.


Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás.E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem." 


Assim também foi com Zaqueu, a qual chamou pelo nome, com Moisés e muitos outros grandes personagens bíblicos que descobriram que não eram insubstituíveis e que se eles não fizessem o que fizeram talvez a história teria sido escrita diferente, mas jamais do mesmo jeito.


A igreja precisa ser um lugar onde se pode errar.  O lugar onde o desanimado encontra encorajamento e animo.  Onde ninguém toma cartão vermelho ou é substituído por não fazer gols.
A igreja é a comunidade do amor, onde o cansado encontra abrigo e descanso, o perdido se encontra e aquele que errou, pode tentar novamente.  Você é insubstituível para Deus.

Um comentário:

  1. Muito interessante

    Creio que tratarmos qualquer ser humano como objeto descartável está muito longe de como Cristo nos tratou.
    O problema é q estamos tão ligados ao consumismo q acabamos por tratar as pessoas como coisas assim como somos tratados na fabrica
    Precisamos ser resposta, ser um sinal, para esse sistema de como Cristo nos tratou, c graça algo q não merecemos, e Ele nos dá o privilegio de nos usar

    Gloria a Ele

    Abraços Pr Vitor

    Deyvson mie ;)

    ResponderExcluir

Colocando a Casa em Ordem