quinta-feira, 1 de março de 2012

Rio Ganges, Gangaa arti e o Norte da Índia

Estou em Varanasi, cidade histórica da Índia e dizendo historiadores uma das mais antigas do mundo, cerca de seis mil anos.  Aqui tudo é bem diferente do Sul da Índia, o dialecto é diferente, é uma das cidades mais religiosas da Índia sendo o centro do Hinduísmo no país.  Aqui está o famoso Rio Ganges, um deus para os Indianos e lugar de consagração e rituais.

Um lugar opressor, me senti até mal em certos pontos pelo peso espiritual que havia no lugar.  Lugar sombrio, macabro, mas parecendo um filme de terror.  Veja o documentário que fizemos no local: http://www.youtube.com/watch?v=FpB4BVtxHmE É verdadeiramente assustador o local, cheiro de morte, percepção de desespero, opressão pesada espiritual.

O mais chocante para mim não é os Indianos fazendo aquilo que aprenderam pelos seus descendentes, mas os centenas de turistas de todas as partes do mundo, vindo a esse local para serem tocados e consagrados por esses sacerdotes hindus, recebendo até marcas em suas testas e adorando esses deuses desconhecidos por eles.  Triste a falta de discernimento espiritual se cumprindo a palavra de Deus em Oséias 4:6 "Meu povo perece por falta de conhecimento"

Mas deixando essas aberrações de lado, o que me impactou aqui nesses dias foi a determinação dos pastores locais em questão do discipulado; eles estão de fato fazendo discípulos conforme a imagem do filho (Rom 8:29).

Conheci um jovem chamado Ajit, hindu por nascimento e nascido de novo em Cristo.  Desafiado em sua nova fé e discipulado pelo pastor local, ele vai aos vilarejos pregar o evangelho, isso já se faz 7 anos e mais de 300 pessoas já conheceram a Cristo, sem contar as crianças que já estão sendo matriculadas em escolas locais e aprendem a bíblia nessas comunidades através do desempenho desse jovem.  Ele sofre muito com isso.  Não tem o apoio de sua família em nada, na verdade é excluído e desprezado por ela.

Sua tia morreu esses dias e como costume Hindu, Ajit é obrigado a levar o corpo da tia até o Rio Ganges e cumprir a tradição de molhar o corpo na água e depois cremar-lo no crematório público, um ato de consagração ao deus local.  Ele se recusa a isso e por isso é pressionado e rejeitado pela família, já não come a 10 dias, devido a tradição os parentes devem ir comer na casa do falecido e por ser cristão, Ajit decide não participar de tais comemorações e atos religiosos. A mesma a coisa aconteceu quando seu pai morreu, ele não participou de nenhuma consagração tradicional e foi muito pressionado por isso.  Mas ele disse: "orei tantos anos pela conversão do meu pai e agora vou consagra-lo a um deus, jamais!"

Ajit me desafia. Me envergonha, se for ser mais sincero.  Pois viver em um país como o Japão, onde não há perseguição ou discriminação por sermos de uma religião diferente, e não fazer nem metade do que esses amados irmãos em Cristo fazem, é vergonhoso.  Preciso muda isso, preciso desafiar mais minha igreja a "IR".  Ajit fortaleceu minha fé nesses dias.  Ele acabou de sair daqui para um vilarejo onde pregará o evangelho mais tarde, uma hora de moto.

Ajit é discípulo.  Chama seu discipulador até de pai, pois de fato é, devido a exclusão de sua família.  Quero ser discípulo assim também.  Enfrentar o perigo por amor a Cristo, enfrentar a família, os costumes e os outros deuses com ousadia, por amor a Cristo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colocando a Casa em Ordem